19 dezembro 2009

É... plágio outra vez?

Assim como Dan Brown e J. K. Rowling, que batem recordes de venda no mundo inteiro e respondem processos por plágio, Stephenie Meyer - Saga Crepúsculo - não tem do que reclamar da sua conta bancária, mas também está encurralada por processos. Será a sina dos novos best sellers?
Jordan Scott afirma ter bons pedaços do seu Nocturne enxertados em Crepúsculo, mas essa queda de braços ele perdeu. Foi caracterizado como uma maneira de auto promoção.
Já com bases muitos mais sólidas, L. J. Smith - Diarios do Vampiro, que virou série de tv - garante que muito do que se lê em Crepúsculo (2005) já estava em seu livros (1991).
"(...) Vários elementos foram tirados de Night World (publicada entre 1996 e 1998). Quase todos os personagens e desdobramentos importantes nos livros de Meyer podem ser encontrados nos meus livros (...) Eu desafio a autora de Crepúsculo a um debate público pela web. Quero ver como ela explica todas essas similaridades."
Você acredita em coincidências dessa forma? Não posso opinar porque não li nenhuma obra dessas meninas. E nem sinto vontade. Simplesmente não engulo vampiros tchutchucos, Jovens, diurnos, Bonzinhos e vegetarianos. E não estou sozinho nessa.
Um evento Gótico paulistano, que já tem seus 6 anos, vai deixar de existir por causa da avalanche de vampiros boas-praças que estão entulhando o mercado cinematográfico e literário. O Theatro dos Vampiros (nome inspirado nas obras de Anne Rice) terá sua última noite no dia 16 de janeiro de 2010 (Será a 70º edição).

Os organizadores definem como incoerente continuarem a trabalhar numa subcultura alternativa que acabou se tornando moda na sociedade e produto de consumo em massa.
Imbuídos do mesmo sentimento, Guillermo Del Toro e Chuck Hogan lançaram Noturno, o primeiro livro da Trilogia da Escuridão.

Onde o vampiro é o ser que assusta, ameaça, mata e destrói. Quem sabe vira filme, hein?

Nenhum comentário: