21 dezembro 2009

Estante Virtual

Para quem gosta de livros não é nenhum sacrifício passar alguns minutos num sebo, correndo o risco de encontrar, em bom estado de conservação, aquele livro que procurava a tempos. É certo também que alguns sebos não primam pela organização e sempre tem uma camada de poeira e um cheirinho de mofo que fazem parte do charme. Tem gente que não gosta. Particularmente acho mais legal do que ir a um shopping center (salvo a praça de alimentação).
Lembrando que alguns sebos são muitos mais organizados, limpos, charmosos e com atendimento melhor do que muitas livrarias de shopping.
Para as pessoas que não curtem e não se sentem bem em ambientes assim e para todos que não sabem viver sem boa leitura, está funcionando a pleno vapor na internet (desde
2004) o Estante Virtual.

Trata-se de uma comunidade com 1690 sebos (e crescendo) espalhados por todo o território nacional, oferecendo mais de 5 milhões de exemplares. Entre os associados estão Sebos, livreiros, livreiros virtuais, bancas e leitores. Entre os produtos oferecidos, além de livros usados e livros raros, estão revistas, quadrinhos e livros novos arrematados em saldões nas editoras.

Conforto, tranqüilidade e Segurança. Adorei o serviço. Além da possibilidade de você escolher os sebos por região, para que o frete seja mais em conta, (há descontos nos fretes para quem compra em quantidade) pode também escolher qual forma de pagamento os sebos oferecem que melhor lhe convier. Daqui da minha poltrona eu encontrei o livro que procurava, num sebo da minha cidade, onde conheço o endereço e com preço que acho justo. Estou indo buscar.
Os bancos de dados são atualizados periodicamente. Cada livreiro é responsável por seus estoques. No caso de algum vendedor se esquecer de atualizar suas informações, os livros de seu cadastro vão para um porão virtual e não são oferecidos até que o dono deixe claro o status dos exemplares.
O vendedor ainda recebe uma classificação, parecida como a que o Mercado Livre exibe, mostrando um índice de confiabilidade e de satisfação dos seus clientes.
O site está entre meus favoritos e a idéia está entre as melhores da internet.

Um comentário:

Marcelo disse...

Pô, bem legal essa idéia! Uma boa literatura a preços baixos na comodidade da net. Bem louco!
Ah, e parabéns pela pesquisa!