15 abril 2008

Lembra do adesivo(?): "Eu já fui assaltado!"

Muito têm-se discutido sobre a origem do mal. Assunto trazido à superfície devido escândalos midiácos ibopísticamente expostos até exaustão pelos meios de comunicação em geral. Claro... Morte na classe média. Por que na classe C, D e E, deve ser algo muito Feijão com Arroz.

Vivemos num mundo que (infelizmente) está longe de se livrar dos fatores responsáveis pelo mal, sejam instintos primitivos, seja genética exercendo sua aleatoriedade, sejam os fatores ambientais e os traumas adquiridos durante a vida, ou ainda, segundo os mais perdidos, influência dos demônios (RaRaRaRa – risada demoníaca).

Não estamos seguros em lugar nenhum. Talvez essa máxima tenha ajudado a idealizar o Prof. Vasco, da Universidade de Fortaleza, a idealizar Wikicrimes.

Como o Wikipédia, Wikicrimes funciona com a colaboração individual para formar seu banco de dados, com o diferencial de ser sobre crimes e de ser tudo inserido num mapa digital. Segundo seu criador, “Trata-se de um projeto de cidadania. É importante ressaltar que não se pode, nem se deseja, substituir os órgãos policiais. O fato de se registrar uma ocorrência em WikiCrimes não exime o cidadão de o fazê-lo também nas organizações de segurança responsáveis.”

Espero que a idéia emplaque.

Aproveitando pra ver São Paulo sem crimes, enquanto o serviço ainda é novo.

2 comentários:

Marcelo disse...

Caramba, a idéia é boa, mas denunciar crimes não é trabalho da polícia e dos órgãos competentes?
E o fato de sair por aí apontando os locais com ocorrência de violência é preocupante, não?
Parabéns pelo post. Muito dez!

Abração

Anônimo disse...

Se vc focalizar no Distrito Federal até ponto luminoso de cores berrantes se consegue ver !!!

Essa idéia me lembrou um pouco aquele esquema de Polícia Comunitária. Os vizinhos se ajudando, um avisa pro outro que ali na viela tal ocorrem muitos furtos..."Vamos evitar passar por ali até que a polícia seja alertada devidamente" e etc...

É a tecnologia a serviço do bem estar das pessoas...

Anderson S.