02 abril 2007

April First!!!

Dia da mentira - 1º de Abril

Você sabe por que esse dia é conhecido como o dia da mentira?
Existem inumeras versões mas a mais plausível é a que diz que em 1564, o rei da França, Carlos IX, determinou a adoção do calendário gregoriano, que mudava de 25 de março ( inicio da primavera) para 1º de janeiro a data do primeiro dia do ano.
E o que tem a ver 1° de abril com 25 de março? As comemorações duravam uma semana e assim o ano só começava em abril... povo festeiro.
Essa mudança causou muita confusão e vários franceses para manter a tradição resistiram ao novo calendário. Assim, a virada do ano passou a ser comemorada em duas datas e no dia primeiro de abril, para ridicularizar os conservadores, as pessoas enviavam presentes esquisitos, convites para festas que não existiam e passaram a contar as maiores mentiras.
O dia 1º de abril passou a ser conhecido como o “dia da mentira” e se espalhou por todo o mundo.
A brincadeira chegou ao Brasil por meio dos portugueses e hoje faz parte do nosso folclore.
E ao que parece pode estar entrando na lista de comemorações da comunidade judáica. Como sabemos, todo evento quando é novo precisa de um tempo pra melhor adaptação. Isso explica por que Henry Sobel tentou aplicar a pegadinha em todos às 18h15 do dia 23 de março - faltou habilidade. O rabino ficou detido até às 15 horas do dia 24, entre presos comuns, numa delegacia do condado de Palm Beach, Flórida, nos Estados Unidos. Foi fotografado, fichado e autuado pelo furto de cinco gravatas de grife em lojas americanas.
O presidente do rabinato da Congregação Israelita Paulista (CIP), para tentar fugir das câmeras e microfones, alegou primeiramente que não era ele, depois reformulou sua versão, alegando que estava confuso por estar sobre o efeito de medicamentos. Fala-se de disturbio psicológico. Cleptomaníaco, nããããão, como qssim?

O valor total do furto seria de quase R$ 1.400. Sobel pagou US$ 3 mil de fiança. Filho de pais belgas, nasceu em Portugal e morou muito tempo na terra de G. W. Bush (tá explicado).
É uma pena... a postura eclesiástica, ética e inabalável do Rabino sempre foi admirada por muitos.
Sendo um disturbio psicológico ou não, a verdade é que estar sempre exposto é o verdadeiro diferencial... nem todos aguentam os malefícios de uma vida pública.
Shalom do Gordinho a todos!

Nenhum comentário: