07 março 2006

Vida de artista

ara quem, assim como eu, adora música tem muito a comemorar, pois nosso querido Brasil tem sido rota obrigatória para todo grande artista/banda. E, com todo esse êxodo artístico-musical vem acompanhado uma série de exigências por parte dos gringos, e os empresários contratantes fazem um enorme malabarismo para conseguir agradar às mais estranhas exigências. Eu separei algumas das mais estranhas que eu coletei de jornais e revistas:

  • O pessoal do Oasis, próxima grande banda a passar por terras tupiniquins pediu garrafas de vinho tinto, dez maços de cigarro light, dez pacotes de chiclete de menta, Red Bull, cerveja Guiness e produtos orgânicos que vão de damasco, salmão, suco, mel até batata chips e ovo! Engraçado uma cláusula no contrato, que diz: "Please, no strange flavor!" (por favor, sem sabores estranhos.
  • George Michael pediu coisas tão bizarras quanto ele mesmo: por ser judeu - vc acredita nisso? - ele pediu kosher, um tipo de carne judaica e preparada na presença de um rabino.
  • Há artistas que são mais simples, e a canadense Alanis Morissette é uma delas: em sua passagem em 2003 exigiu um professor de ioga que a acompanhasse onde estivesse. Zen, não?
  • Complicado mesmo foi o que o duo White Stripes pediu: o vocalista, após show em Manaus, resolveu casar-se com a modelo Karen Welsen, isso em um barco, no encontro dos rios Negro e Solimões, tudo isso abençoado por um pajé. Detalhe: o pajé cobrou R$ 3 mil para realizar a cerimônia, putz, é o capitalismo avançando em todos os lugares e tribos! Além de um menu vegetariano!
  • Nos anos 80, quando o rei do Soul James Brown passou com sua tour por aqui exigiu um secador gigante, e o jeito foi arranjar aqueles enormes de salão. Imagine só um quarto de hotel com um mega-secador!
  • As exigências dos Stones foram tantas quanto a equipe que os acompanhou: dois Boeing 747 trouxeram 100 toneladas de equipamento, um Boeing 757 trouxe 55 passageiros entre staff e convidados, outras cem voaram em vôos comerciais, e até intérpretes foram contratados para relacionamento com os técnicos brasileiros. Na lista de pedidos, mesa de sinuca e uma exercise room exclusivos para Mick Jagger além de duas suítes presidenciais. Para se ter uma idéia do tanto de gente foram ocupados 60 apartamentos e 07 suítes do Copacabana Palace! No cardápio, seis garrafas de vodka Absolut, duas garrafas de Jack Daniels, 48 garrafas de vinho branco e tinto, cinco litros de leite de soja e três galões de água destilada!
  • Simplicidade foi a palavra quanto a exigência dos irlandeses do U2. Nos pedidos, frutas brasileiras, 40 apartamentos para a equipe no hotel Hyatt, duas suítes presidenciais para Bono e o baixista Adam Clayton e duas suítes diplomatas para The Edge e Larry Mullen, isso além de edições diárias do jornal "Irish Times".
  • Agora exagero mesmo foi Freddie Mercurie, as exigências foram tão grandes quanto a fama da banda. Exigiu um quarto recheado de mulheres, saquê à 20 ºC e garrafas de Johnnie Walker. Atenção para esse acontecido: No Rock in Rio, os brazucas Elba Ramalho, Erasmo Carlos e Ney Matogrosso chamaram Mercury de 'veado ' porque ele queria todos longe no backstage; então entrou com ódio no quarto de hotel e quebrou tudo, jogou mamão no teto, quebrou garrafas de uísque e botou fogo no saquê! Hahahahaha!

Quais serão as exigências de quem virá esse ano ao Brasil, e o mais importante: quem virá ao Brasil? Quem tiver qualquer dica por favor me avisa!

Nenhum comentário: