21 junho 2005

Nave espacial à vela

De acordo com o site da revista "Nature", será lançada, hoje, a primeira espaçonave movida à luz do sol no mundo, por um submarino. Os criadores da Cosmos 1, como foi batizada a invenção, esperam que esta seja a primeira nave a utilizar como combustível nada além de um pequeno impulso de partículas de luz solar sobre as velas do equipamento.
A invenção tem oito velas triangulares, com 15 metros de comprimento cada uma, e estão dispostas em forma de círculo. Feitas de uma resistente fibra de poliéster, cobrem uma área igual à de uma quadra de tênis, porém pesam apenas cem quilos.
O lançamento ocorrerá no Mar de Barents, no norte da Rússia, por um foguete a bordo de um submarino. A nave deve entrar em órbita a 800 quilômetros da Terra. Em uma semana, deve começar a navegar com a luz do sol. O projeto foi desenvolvido pela entidade internacional Planetary Society, com a Associação Lavochkin e o Space Research Institute, ambos na Rússia.
Imaginem só a possibilidade que essa tecnologia fosse incorporada à nossa realidade: ao invés de utilizarmos veículos movidos a combustíveis e caracterizados por serem, de um modo geral, barulhentos, altamente poluentes e dependentes do petróleo (cujas fontes são finitas e com custo elevado por barril de US$59,37), passássemos a utilizar como principal fonte de alimentação para veículos em geral a energia solar? Seria bacana, não? E tb como alternativa à energia termo-elétrica? Pois é... Basta governo e empresas se empenharem mais em desenvolver e aplicar essa nova tecnologia. O meio ambiente e o bolso agradecem...

Nenhum comentário: