26 outubro 2009

Le chef - Strogonoff

Historinha: Todo Reveillon fazemos a promessa que muita coisa vai mudar, e no geral, acabamos por não cumpri-las, por preguiça ou pelas circunstâncias. Mas, pessoalmente, esse ano realmente tem sido diferente e, num saldo geral, até que positivo. Devo confessar que não estipulei muitas metas, mas consegui cumprir algumas: finalmente concluí minha facú no meio do ano (Eng. Civil, Baita alívio!) comprei uma bike e voltei a praticar esportes diariamente (tô até malhando!!!) com resultados surpreendentes - até agora já eliminei 20 kg, em pouco mais de três meses. Tenho que admitir que fui obrigado a abandonar (maus) hábitos alimentares, largar pizza, salgadinhos, biscoitos, chocolates, doces, guloseimas, bebidas (biritas!), enfim, tudo o que é gostoso mas que é nada saudável. O começo foi beeem difícil, a tentação é realmente enorme, mas tô conseguindo evitar esses "pecados".

O mais surpreendente ainda estava por vir: dia desses, sozinho em casa, bateu aquela fome e não tinha nada que realmente me chamasse a atenção. Logo veio a idéia: "vou pedir uma pizza!" ou "o que tem de bom de rango chinês?", o que seria perfeito para alguém acomodado. Mas, pensando bem, podia me aventurar a fazer alguma coisa. Peguei um livro de Cozinha Árabe que estava encostado, comecei a folheá-lo e me deparei com receitas bem interessantes. E eis que vi um Strogonoff de Frango - sim, havia espaço pra outras cozinhas - e a coisa parecia simples. Fui num mercado, comprei os ingredientes necessários, preparei tudo, com algumas pequenas modificações, e voilá: nunca na minha vida tinha feito algo tão gostoso e tão fácil! Saudável, nutritivo, simples de fazer.

Resumo: meus pais voltaram do interior, com a maior das laricas, e foram as primeiras vítimas a provar da minha experiencé: tem gente que tanto comeu que até passou mal!!! O engraçado é que já espalharam pra meio mundo que sei cozinhar! Pra provar o que eu disse, olha só a receita:

STROGONOFF DE FRANGO
  • 3 colheres de sopa de margarina;
  • 1 cebola média picada;
  • meio kilo de peito de frango picado e sem osso;
  • 100 g de cogumelo tipo champignon;
  • 1 colher de sopa de molho inglês;
  • 1 colher de sopa de catchup;
  • 1 colher de sopa de mostarda;
  • 1 lata de creme de leite.

O preparo é facinho: numa panela grande, coloca-se a manteiga e quando ela derreter colocamos a cebola, mexendo bem e, em seguida joga-se o frango, misturando tudo por cerca de dez minutos. Nesse meio tempo acrescenta-se o molho inglês, catchup e mostarda, e, por fim, colocando o cogumelo, tudo isso em fogo alto. Qdo ficar um caldo com aquela cor amarronzada joga-se o creme de leite, abaixa-se o fogo, mistura-se 1 minuto, desligando tudo. Pronto!

Ah, se preferir pode trocar a carne pelo frango, numa boa, como também o cogumelo por azeitonas picadas. E pro molho ficar melhor eu costumo colocar mais molho inglês, mostarda e catchup do que eu escrevi em cima, mais ou menos o dobro, fica até melhor. A bagaça é bem fácil de fazer, eu mesmo desenvolvi com base em outras que vi na net e em livros de culinária, bem na base da experimentação mesmo.

Em outros post vou colocar uma receita de yakisoba e Fatouche. Asswalamaleikon!

Nenhum comentário: