04 junho 2008

Vou me entorpecer bebendo vinho!

Você acredita na influência da música nos ambientes e pessoas? Com certeza você já deve ter ouvido falar que a música acalma as feras e que influencia até no crescimento das plantas, mas o que você me diz sobre o efeito da música nos vinhos?
Psicólogos escoceses da Universidade de Heriot Watt, em Edimburgo, resolveram averiguar e realizaram um estudo, contando com a ajuda de 250 estudantes da faculdade. Até eu queria participar. Foram testadas combinações entre dois tipos de vinhos e quatro estilos de músicas distintos.
As Músicas: Carmina Burana de Carl Orff, Valsa das Flores, de Tchaikovsky, Just Can't Get Enough, do Nouvelle Vague, e Slow Breakdown, de Michael Brook.
Os Vinhos: Carbernet Sauvignon (tinto) e o Chardonnay(branco). O estudo sugere que o vinho "Cabernet" é o tipo de vinho "mais influenciado" por músicas "pesadas". Se um copo de "Cabernet" for bebido acompanhado pelo bom e velho Rock and Roll, o vinho irá ser 60% mais poderoso, rico e robusto do que quando bebido em silêncio. O Chardonnay é sentido de forma diferente ao som de "músicas energéticas". O vinho branco foi percebido por 40% da audiência como "mais energético e refrescante" quando a música do grupo Nouvelle Vegue foi tocada, mas apenas 26% consideram o vinho mais "meloso e leve" quando saboreado ao som de Michael Brook. O vinho branco chegou a sofrer uma variação de 60% na sua percepção de sabor ao som de Carmina Burana.
O professor Adrian North, que liderou o estudo, acredita que a investigação poderia levar os produtores de vinhos a imprimirem recomendações de músicas nos rótulos de seus vinhos. Mais ou menos assim:

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse assunto muito me interessa...

Caramaba que post bacana hein !

Parabéns pela qualidade !

Tintin !!

Anderson S.