04 outubro 2007

SERÁ UM SESSAR FOGO DISFARÇADO?

Em 2000, quando recebeu pela primeira vez um presidente sul-coreano, o líder da Coréia do Norte prometeu visitar a cidade de Seul e até agora ficou só na promessa. Eu até entendo que na ocasião, com a industria do boato a todo vapor afirmando a existência de um exército de um milhão e troscentos mil soldados e com a manipulação de energia nuclear escancaradamente exibida tornava-se difícil uma aproximação efetiva.
No ano passado foram os teste de mísseis nucleares no oceano entre a península coreana e o mar do Japão e uma bomba detonada no subterrâneo que fizeram com que as negociações de paz regredissem. Sem falar em todas as sansões implementadas pela Rússia, União Européia e EUA.


Agora, engatinhando novamente, a Coréia do Sul, em mais um gesto reconciliador e humanitário, envia uma comitiva para Pyongang. Posando para fotos dando as mãos e todo o procedimento padrão. Puro cumprimento do protocolo. Já rendeu um prêmio Nobel da paz a sete anos e pode até render mais um.
Como o chá verde é um costume que os japoneses não conseguiram impor (mas bem que tentaram), o Manda-chuva norte-coreano ofereceu a total desativação da principal usina nuclear como gesto de boa vontade.
Ficou com a impressão de que os coreanos de baixo são bonzinhos demais, não é? Lembre-se que o interesse maior é na abertura de mercado com o vizinho de cima que hoje tem como maior fornecedor a China, que manda e desmanda comércio do leste asiático e desequilibra até quem está mais afastado como o meu Brasil brasileiro.
E você deve lembrar também do Super – Maxi – Mega – Power - Exército norte-coreano, uma verdadeira ameaça munida de armamento nuclear, totalmente treinado pelo Capitão Nascimento. Capaz de subjugar Jack Bauer e John McLainne juntos.


Em nenhum momento nesse post eu precisei digitar os nomes dos líderes coreanos, ufaaa...
Beijo do Gordinho a todos!( vem logo sexta-feira)

Nenhum comentário: