27 setembro 2007

Feliz dia de ACTA e PASSIO!

Sabe quem são?
Nascidos na Arábia, de pais cristãos, no fim do século IV.
Martirizados na Síria.
São gêmeos.
Padroeiros dos Farmacêuticos, Faculdades de Medicina, Barbeiros e Cabeleireiros.
Agora sabe de quem estou falando?
O Mito os descreve como dois irmãos que eram obstinados no trabalho e na oração e que realizavam curas milagrosas. Analogias já foram feitas e há quem diaga que éapenas uma versão cristã dos filhos gêmeos de Zeus.
Ao gêmeo Acta é atribuído o milagre da levitação e ao gêmeo Passio a tranqüilidade da aceitação do seu martírio. A partir do século V os milagres de cura atribuídos aos gêmeos fizeram com que passassem a ser considerados médicos, pois, quando em vida, exerciam a medicina na Síria, em Egéia e Ásia Menor, sem receber qualquer pagamento. Por isso, eram chamados de anargiros, ou seja, inimigos do dinheiro. Mais tarde, foram escolhidos patronos dos cirurgiões.

Seguindo a tendência ocidental de rebatizar os SANTOS, os nomes mais conhecidos para os gêmeos são Cosme e Damião. AGORA VOCÊ SABE DE QUEM ESTOU FALANDO!
Conta-se que, um dia, São Damião aceitou uma pequena oferta de uma mulher chamada Paládia, a quem havia curado de uma doença. São Cosme recriminou-lhe o gesto, dizendo que não queria ser enterrado junto a ele. Quando os cristãos recolheram seus restos mortais para sepultá-los, um camelo começou a bradar com voz humana, dizendo que enterrassem os dois irmãos juntos, uma vez que Damião recebera a oferta apenas para não humilhar a pobre mulher.
Referência: (Cf. ALVES, José Benedito. Os Santos de cada dia, São Paulo, Paulinas, 1998)
Feliz dia de SÃO COSME E SÃO DAMIÃO!
Beijos do Gordinho a todos!

2 comentários:

Anônimo disse...

Frank, meu mano... vim agradecer pela visita e comments no meu blog tosco o/

Qto à entrevista, ainda será dada... é um post de previsão futurística, hehehehehehehe

Mas esse dia vai chegar o/

Abraços o/

Marcelo disse...

Vc sabe onde estão dando os tradicionais doces de São Cosme e Damião?