17 agosto 2007

Miranda, eu Já Sabia!


Você pode dizer que o que faz de programas como Ídolos serem um sucesso de audiência é:
O fato do atual cenário musical estar estagnado; • Que é sempre bom ver canções conhecidas sendo interpretadas de outras maneiras; • Que é ótimo dar oportunidade pra quem tem talento; • Que é legal ver a atmosfera de competição; • Que é muito engraçado ver o pessoal que não canta nada tentando a sorte sem uma gota de “Simancol”; • Que conforme vão chegando os “top 32, 20, 16, 10... etc. Só quem manda muito bem sobrevive na competição, fazendo de cada programa um show; • Que é saudável a torcida pelo(a) candidato(a) que mais te agrada;
Mas eu posso dizer ainda mais um ingrediente: Você não precisa entender de música, ter um ouvido musical, conhecer afinação, tom, presença de palco nem nada disso pra assistir. É sentar de frente pra tv e curtir. E isso faz com que milhões de espectadores que não entendem mesmo nada do assunto se sintam à vontade pra formar sua opinião. Até aí tudo bem, está tudo certo.
Onde está o defeito então? Já te digo! À partir de certa fase desse programa quem decide quem deve prosseguir é o público, através de votações por telefone. Que público? Aqueles milhões de desmusicalisados que acabam eliminando aquele ou aquela que cantam maravilhosamente pra deixar na competição aquele ou aquela que não cantam nada... mas são mais “bonitinhos”.
Foi exatamente o que aconteceu com a segunda edição e Ídolos no Brasil. Ver Dan Barros, João Callaça, Karine Rodrigues e Davi Lins serem eliminados da competição enquanto outros bem menos talentosos eram arrastados para as finais foi algo decepcionante.

Como compensação: Tivemos a permanência de Shirley Carvalho até a final; • As pernas de Leni Bellard até o top 3. • Saber que, mesmo tendo sido eleita a nova Ídolo do Brasil, Thaeme Marioto não terá a mesma repercusão que terá Shirley. Vide o exemplo dado pelo American Idol com Fantasia Barrilo (campeã que deve ter lançado um cd e algum clip no máximo) e Jennifer Hudson (eliminada no top 4, mas que em outra disputa com mais de 15000 atrizes e cantoras conseguiu o papel de F Whitte na versão cinematográfica de Dreamgirls e à partir daí coleciona prêmios... entre eles um Oscar).
Enfim... Shirley, to esperando o seu cd!
Beijo do Gordinho a todos!

Nenhum comentário: