05 abril 2007

A Passagem

Só pra te lembrar... Páscoa não é "só" uma data para melhorar o faturamento das empresas fabricantes de derivados de cacau, viu...
Páscoa, do hebráico Pesach, significa passagem e é considerada a mais importante festa da cristandade pois é nessa data que comemora-se a Ressurreição de Cristo (Vitória sobre a Morte. Para os judeos comemora-se a libertação e fuga de seu povo escravizado no Egipto (Portugal, África e Timor).
O hábito, muito antigo, de presentear com ovos vem de tradições pagãs! Agradeça aos confeiteiros franceses o ovo que você come na Páscoa hoje ser feito de chocolate. Caso contrário, você ganharia um belíssimo ovo de galinha para celebrar a data.
Na Ucrânia, por exemplo, centenas de anos antes de era cristã já se trocavam ovos pintados com motivos de natureza - lá eles têm até nome, pêssanka - em celebração à chegada da primavera.
Os chineses e os povos do Mediterrâneo também tinham como hábito dar ovos uns aos outros para comemorar a estação do ano. Para deixá-los coloridos, cozinhavam-nos com beterrabas.
Mas os ovos não eram para ser comidos. Eram apenas um presente que simbolizava o início da vida. A tradição de homenagear essa estação do ano continuou durante a Idade Média entre os povos pagãos da Europa.
Eles celebravam Ostera, a deusa (Germânica) da primavera, simbolizada por uma mulher que segurava um ovo em sua mão e observava um coelho, representante da fertilidade, pulando alegremente ao redor de seus pés.
Os cristãos se apropriaram da imagem do ovo para festejar a Páscoa. Aliás os Cristãos se apoderaram de vários outros simbolos de outras culturas mas isso é assunto para outro post!
UMA ÓTIMA PÁSCOA A TODOS,
MUITA PAZ...
BEIJÃO DO GORDINHO À TODOS!

Nenhum comentário: